PT

home-logo

PT

Data: 2007/12/30


Duração 
Dezembro de 2007 a Novembro de 2009 

Entidade Promotora
Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN)

Parceiros
_ European Anti-Poverty Network – Castilla La Mancha
_ Union Régionale des Entreprises d’Insertion – Languedoc Roussillon
_ Flemish Network of Associations of People Experiencing Poverty
_ Anti-Poverty Information Centre
_ Caritas Romania Confederation
_ European Anti-Poverty Network
_ International Labour Office

Objectivo 
Tornar mais claro e eficaz a relação entre o emprego, o bem-estar social e a inclusão social, realçando as estratégias e as práticas, particularmente as práticas ao nível do empreendimento inclusivo, da economia social e do desenvolvimento local, onde esta relação positiva pode ser concretizada.

Objectivos específicos
_ Análise europeia em termos de inclusão social e de emprego, no sentido de obter uma “compilação” das medidas e acções de emprego, do bem-estar social e de inclusão em cada país.
_ Colocar em evidência as acções pertinentes no que diz respeito à relação entre emprego, inclusão, protecção (inclusão activa) e economia social através da realização de peer reviews.
_ Demonstrar (através de acções concretas e de micro-projectos) a capacidade e a mais-valia da economia social conduzir à inclusão activa de diferentes públicos através de medidas específicas de emprego;
_ A utilização do CIARIS como um instrumento pertinente de aprendizagem mútua para a concepção e a implementação de politicas de inclusão social activa (rendimento mínimo, emprego, entre outros) capacitando as acções através do conhecimento actualizado e de assistência técnica ao nível dos Fundos Estruturais;
_ Elaborar um “Road Map” para a inclusão tendo presente: diferentes actores, diferentes estratégias, diferentes públicos e contextos.

Actividades

Relatório Europeu sobre as Políticas de Emprego e Inclusão
Desenvolver uma abordagem das políticas de emprego e de inclusão durante os últimos 10 anos de forma analisar e a demonstrar “caminhos paralelos”, evidenciando a falta de articulação e as oportunidades de coordenação. Este relatório terá um enfoque europeu, nomeadamente nas instituições que desenvolvem essas estratégias. 

Pesquisas Nacionais/Regionais

Desenvolver a nível nacional (ou regional) pesquisas que identifiquem as principais estratégias, programas e acções ao nível da promoção do emprego e do bem-estar social de inclusão (particularmente aquelas que estão direccionadas para a integração de grupos desfavorecidos). Posteriormente, os parceiros devem organizar workshops nacionais (ou regionais) para apresentar, analisar e reflectir os principais resultados de forma a garantir a sua efectiva participação. A este nível o CIARIS assume um papel, principalmente ao nível da facilitação on-line das discussões e de preparação do follow-up dos workshops nacionais. 

Peer Reviews
Cada parceiro nacional organizará um peer review com outro parceiro de forma a garantir o intercâmbio e a partilha das suas experiências. Este intercâmbio terá como base a organização de workshops (e visitas) envolvendo 3 ou 4 experiências de inclusão através de iniciativas de emprego. Os peer reviews serão realizados entre:
• Portugal/Espanha
• França/Bélgica
• Roménia/Bulgária
Estas acções permitem enriquecer a análise das pesquisas e, simultaneamente, o mutual learning dos parceiros. Os resultados dos peer reviews devem ajudar a definir as próximas acções: a selecção das experiências e a capacidade de promover acções e projectos que permitam a articulação entre as iniciativas de emprego e sociais de inclusão.

Desenvolvimento das experiências
Cada parceiro deverá seleccionar 3 ou 4 experiências. O levantamento das experiências deve basear-se nas organizações (de diferentes áreas de intervenção mas com um enfoque especifico ao nível da economia social) com intervenção na área da pobreza e da exclusão social e demonstram interesse em participar num processo de capacitação e de estabelecimento de “pontes” entre as estratégias de emprego e de inclusão social. A capacidade de aprendizagem contará com a contribuição da plataforma CIARIS facultando os instrumentos necessários para a aprendizagem on-line. Esta acção (no âmbito do contexto e dos objectivos do projecto) deve também ajudar as organizações envolvidas (com a monitorização dos parceiros) no desenvolvimento de abordagens estratégicas e na definição de propostas de projecto ao nível dos Fundos Estruturais (2007-2013).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp