PT

home-logo

PT

Data: 2019

Procurou-se, com este projeto, envolver, de forma ativa, as crianças, jovens e respetivas famílias, na sua formação cívica trabalhando na desconstrução de preconceitos; na construção de melhores perspetivas e expectativas de futuro e na construção de melhores percursos escolares e profissionais dos alunos em situação de pobreza e exclusão social. A intervenção deste projeto foi definida com base nas orientações da EAPN Portugal e em consonância com as dinâmicas internas das Escolas e dos ações que já promovem.

O projeto Juntos Somos + Escola teve duas medidas de intervenção:

MEDIDA 1 – ADAPTA O TEU PERCURSO
No âmbito desta medida, foi desenvolvida uma intervenção direta com os alunos e professores das turmas selecionadas diretamente pelas escolas envolvidas. Esta intervenção assentou na promoção da importância da escolarização e do percurso escolar bem-sucedido relacionado com as perspetivas para o futuro dos alunos, assim como na valorização de uma cidadania ativa e participativa.
As ações realizadas promoveram a capacitação das crianças/jovens para uma cidadania consciente e uma participação ativa na sociedade, realçando ainda a autoestima e a valorização pessoal, assim como valorização da escola e do percurso escolar, através de metodologias ativas e participativas.

No contexto desta medida foram implementadas as seguintes atividades:
1- Sessões contínuas ao longo do ano letivo com as turmas identificadas dos dois Agrupamentos da Guarda: Sé e Afonso de Albuquerque com turmas do 2º e 3º ciclos;
2- Atelier da Cidadania com turmas do 1º ciclo;
3- Atelier “O Meu Futuro Começa Agora” com uma turma de 9º ano;
4- Sinalização da semana da interculturalidade (de 8 a 14 de abril) – atividade em parceria com os Centros de Atividades de Tempos Livres (ATL da Casa da Sagrada Família da Guarda; ATL da Escola Básica da Estação e Projeto Escolhas “Tu Decides +…” 7EG);
5- Comemoração do Dia da Criança na Escola de Santa Clara;
6- Sessão com crianças e jovens do projeto Escolhas Tu Decides + 7G;
7- Sessões “Da Teoria à Prática”- Apresentação de Casos de Referência;
8- Ação Informativa sobre Estratégias de Prevenção do Burnout para Professores e Assistentes Operacionais;
9-  Mini Curso de Empreendedorismo com as turmas de 9º ano;
10- Promoção de 1 Seminário Escola Inclusiva – O Seu Papel no Combate ao Abandono e Insucesso Escolar em parceria com a Associação Pró-Inclusão.

Resultados atingidos de fevereiro a dezembro de 2019 no âmbito da medida ADAPTA O TEU PERCURSO:
? Nº de sessões desenvolvidas: 171
? Nº de alunos envolvidos: 1304
? Nº de turmas envolvidas: 81
? Nº de professores envolvidos: 191
? Nº de Parceiros envolvidos: 4 (ATL da Casa da Sagrada Família da Guarda; ATL da Escola Básica da Estação; Projeto Escolhas “Tu Decides +…” 7EG e Projeto Lar)
? Nº de Escolas envolvidas: 5 (Escola de S. Miguel; Escola Secundária da Sé da Guarda; Escola Carolina Beatriz Ângelo; Escola Básica da Estação; Escola Básica de Santa Clara)
? 2 Agrupamentos de Escolas envolvidos: Agrupamento de Escolas da Sé da Guarda e Agrupamento de Escola Afonso de Albuquerque

MEDIDA 2 – FAMÍLIA INCLUSIVA
Esta Medida pretendeu realizar uma intervenção direta com as famílias através da dinamização de ações específicas, por forma a promover a importância do papel das famílias na escolarização das crianças/jovens e de um percurso escolar de sucesso para a inclusão social. Neste eixo cabem, ainda, ações de capacitação dos agentes da comunidade escolar para a intervenção eficaz com as famílias mais vulneráveis.

No contexto desta medida foram implementadas as seguintes atividades:
1 – Ações de Sensibilização e Capacitação das Famílias mais Vulneráveis;
2- Atividade de sinalização do Dia Internacional da Família (15 de maio);
3- Entrega de Panfleto com informações de projeto e resultado do trabalho da Ação do dia da Família;
4- Workshop Parentalidade Consciente.

Resultados atingidos de fevereiro a dezembro de 2019 no âmbito da medida FAMÍLIA INCLUSIVA:
Nº de sessões desenvolvidas: 7
Nº de participantes: 236

Foi aprovada a continuidade do projeto que estava prevista iniciar no mês de março mas Face à atual situação provocada pelo vírus Covid – 19 e tendo em conta as medidas adotadas e recomendações do Ministério da Saúde e DGS a o Núcleo Distrital da Guarda da EAPN Portugal está a aguardar, com esperança, novas informações relativas à continuidade do projeto Juntos Somos + Escola.  

Rita Mouro
Técnica do Projeto Somos + Escola 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp