PT

home-logo

PT

Data: 2012


Este projecto pretende mobilizar os jovens para um movimento de recusa da pobreza, e de entenderem a desigualdade como uma situação inaceitável (Portugal apresenta um coeficiente de Gini muito elevado, quando comparado com outros países, tanto da OCDE como da UE). 

O MOVIMENTO GADAP é um projecto social inovador que visa especialmente o envolvimento e a participação dos jovens na recusa da pobreza. Assim, e de forma a dar continuidade aos bons resultados obtidos com o projecto “Uma Fatia do Bolo”, desenvolvido em 2010 (Ano Europeu de Combate á Pobreza e Exclusão Social), esta parceria EAPN VCT e a Escola Secundária de Monserrate (ESM) de Viana do Castelo desenvolvem durante o ano 2012 este projecto MOVIMENTO GADAP que pretende informar e formar os jovens das escolas sobre as causas e consequências da pobreza material. 

O MOVIMENTO GADAP resulta da constatação do elevado grau de desconhecimento dos jovens relativamente á pobreza e das suas causas, e, sobretudo, da própria vulnerabilidade dos jovens á
pobreza. Assim, foi desenvolvido um projecto que assenta fundamentalmente em duas vertentes: 

· Debates sobre a pobreza e a situação económica e social
· Representação da peça de teatro “O Som da Desigualdade”, na ESM e noutras escolas, que dramatiza a desigualdade na distribuição da riqueza e que no final propõe uma solução (a Declaração por um Portugal mais Justo), que será sujeita a votação pelo público. Todos os que votarem na Declaração e assinarem o Livro do Movimento GADAP, aceitando desta forma a Declaração como a solução para a pobreza, passam a pertencer ao GADAP (recebem um crachá e uma pulseira como membros do Movimento).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp