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“Crescer na Cidadania II” – Projeto para escolas do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico do concelho de Castelo Branco

Data: 2011/01/28


Núcleo de Castelo Branco da EAPN Portugal e o Município de Castelo Branco, deram as mãos e numa jornada conjunta decidiram realizar um trabalho de consciencialização nos diversos agrupamentos de escolas do concelho.

Face ao trabalho de parceria já desenvolvida no ano 2010, vocacionado para a terceira idade, considerou-se oportuno conjugar as valências que cada instituição possui e fortalecer ainda mais este projeto.

É então nosso propósito sensibilizar as crianças e os jovens, assim como os vários atores que com eles contactam ao nível da escola, para o entendimento das questões da pobreza e da exclusão social, assim como o valor moral de ser voluntário, contribuindo desta forma para o desenvolvimento de uma cultura do social que vise a solidariedade e a cooperação ativa para lidar com estas questões e contribuir para a sua erradicação. 

Os objetivos desta campanha conjunta entre as duas instituições são os acima referidos que se fundem nas quatro metas principais incluídos no "Guia para Professores" da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal:

1. Reconhecimento do direito das pessoas em situação de pobreza e exclusão social a viver com dignidade e a participar plenamente na sociedade;

2. Um aumento do sentimento de pertença coletiva relativamente às políticas de inclusão social, salientando a responsabilidade de todos na resolução da pobreza e da marginalização;

3. A existência de uma sociedade mais coesa onde não haja dúvidas de que a sociedade, no seu todo, beneficia com a erradicação da pobreza e com o desenvolvimento de grupos voluntários

4. Um compromisso de todos os atores porque um progresso real requer um esforço a longo prazo que envolva todos os níveis de governação.

Atividades:

1º Ciclo:

– Leitura de um dos contos "A Menina Verde"; "O Grilo Verde" e visualização da curta-metragem de animação "Partly Cloudy"

– Discussão com as crianças sobre os factores de exclusão social encontrados nos materiais apresentados transpondo para a realidade as vivências do seu dia-a-dia

– Elaboração de um desenho ou uma frase sobre a exclusão social.

2º Ciclo

– Leitura de um capítulo do livro "Pedro Alecrim", de António Mota

– Realização do Jogo da Bola, baseado na temática da Pobreza/Exclusão Social. Pedir aos alunos para se colocarem em círculo. Uma pessoa coloca-se no centro do círculo com a bola e começa o jogo dizendo "Ser pobre/excluído é…", lançado a bola para um dos elementos do círculo. A pessoa que apanha a bola deve dizer imediatamente e espontaneamente, uma palavra que defina esse conceito. A bola é de novo atirada ao centro e o elemento que respondeu sai do círculo. O jogo continua com o elemento do centro a atirar novamente a bola.

– As técnicas deverão registar as respostas no quadro da sala de aula

– Refletir sobre as respostas dadas:

Questões: estas afirmações descrevem a imagem e caraterísticas que toda a gente tem sobre o que é ser pobre/excluído? Será que todos os pobres/excluídos têm as mesmas caraterísticas?

Identificar os estereótipos e refletir como estes podem moldar as nossas percepções mesmo quando tendemos a não pensar nelas. Refletir sobre o seu poder como meio de moldar e configurar as nossas opiniões e ações acerca do que é ser pobre/excluído.

3º Ciclo

– Leitura do excerto do livro "O Principezinho"

– Apresentação do filme "Arena" de João Salaviza distinguido com a Palma de Ouro para a melhor curta-metragem do 62º Festival de Cannes. Este filme retrata a violência urbana juvenil, sobre bairros problemáticos que são verdadeiras bombas-relógio.

– Conversa sobre o filme e o excerto do livro levando os jovens a debater o problema da pobreza/exclusão social no seu dia-a-dia.

"O que fazem para integrar um colega?"; "Identificam algo no filme com a vossa vida?"

"O que gostariam de fazer para mudar a sociedade? Acham-na justa?"

– Para os jovens do 9º ano de escolaridade realizaremos o jogo "A correr Mundo – as cartas do multiculturalismo" da Direcção Geral do Livro e da Biblioteca. Através deste jogo fala-se dos fluxos migratórios e dos problemas inerentes a todos os emigrantes: exclusão social, pobreza, descriminação, racismo, entre outros.

1. Aplicação de um questionário de auscultação aos jovens sobre a sua perspectiva de pobreza.

 
No seguinte link pode ler um artigo relativo às sessões que decorreram no Agrupamento Afonso Paiva:

http://www.afonsopaiva.pt/index.php/noticias/735-educacao-para-a-cidadania-sessoes-da-eapn-na-eb-afonso-de-paiva

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