Investigação e Projetos  •  Projetos Nacionais

Projeto: VOA - Vontade, Optimismo e Autonomia

Data: 2010/2013
Partilhe:

Entidade promotora e executora: SEIES - Sociedade Estudos e Intervenção em Engenharia Social, CRL 

Parceria: APAV; Câmara Municipal de Setúbal, REAPN - Núcleo Distrital de Setúbal 

Objetivos Centrais: Dar seguimento ao projeto Bem Me Quero (2006-2010), dando continuidade aos eixos de desocultação e combate à violência doméstica e violência de género; Criar uma rede de prevenção constituida pela entidade promotora e entidades parceiras, devendo alargar-se a outras instituições consideradas fundamentais no trabalho de reflexão, intervenção e combate à violência doméstica. 

Ações a promover:
- Cidadania à Solta - Espaço que visa desenvolver ações pedagógicas de divulgação e sensibilização da comunidade sobre: violência no namoro, violência doméstica/de género, poder, bullying, resolução de conflitos, negociação, cooperação, direitos e deveres, cidadania.
- Programa de Prevenção para Jovens - visa promover a reflexão sobre comportamentos de bullying, violência de género e violência no namoro, bem como promover a construção, com alunos de escolas do concelho, de material pedagógico, guiões e publicação dos mesmos.
- Grupo de Auto-ajuda para mulheres
- Rotas de empoderamento familiar - atividades de exterior que visam romper com o isolamento social de algumas famílias
- Divulgação e Disseminação do GPS| Guia de Percursos e Sugestões. A prevenção e Desocultação da Violência Doméstica - divulgação de um produto do projeto Bem Me Quero, através de sessões de esclarecimento
- Romper Preconceitos - atividades que valorizam a participação dos/pelos homens na vida privada, apostando num maior envolvimento na sua vida familiar 

Área de intervenção: concelho de Setúbal 

Duração: 2010 - 2013