PT

home-logo

PT

Data: 17 de março

Horário: 10:00 – 18:00

Local: Fundação Cupertino Miranda, Porto

Rede Europeia Anti-Pobreza realizou, no dia 17 de maio, um almoço-debate com os candidatos nacionais para debater a luta contra a pobreza e as propostas para a defesa de uma Europa Social. A ONG lançou ainda um apelo com prioridades e mensagens.

 

Existem mais de 95 milhões de pessoas em situação de pobreza e/ou exclusão social na União Europeia. É, por isso, imperativo, para a EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza, que o combate à pobreza seja uma prioridade. Para além disso, a ONGD, que tem raízes europeias, defende que os candidatos nacionais ao Parlamento Europeu tenham, nas suas propostas, o reforço do modelo social europeu. Ou seja, “proteger os direitos das pessoas através de políticas sociais mais fortes que promovam o seu bem-estar e a coesão social. Reforçar o modelo social europeu implica reforçar as políticas sociais ao nível nacional”, refere o presidente da EAPN Portugal, Agostinho Jardim Moreira.

“Tememos que a próxima agenda social não seja uma prioridade e seja fragilizada por outras como a segurança e a política orçamental. É importante relembrar que os desafios enfrentados nos últimos anos trouxeram impactos adicionais às vulnerabilidades já existentes. Importa ainda relembrar que a pobreza tem causas estruturais e as crises agravam as mesmas, debilitando, por um lado, aqueles que já viviam numa situação frágil e, trazendo, por outro lado, novos rostos e famílias para situações de pobreza”, relembra o presidente.

Agostinho Jardim Moreira assinala ainda que “a luta contra a pobreza é uma responsabilidade de todos e como tal todos podem fazer parte da solução. Foram assumidos compromissos como as metas do Pilar Europeu dos Direitos Sociais que precisam de ser cumpridos”. “Os compromissos precisam de ser operacionalizados, orientar a definição de medidas concretas, integradas, que tenham real impacto na melhoria da vida das pessoas, no seu desenvolvimento integral, pois são as pessoas que devem estar sempre no centro das decisões”.

Neste sentido, a EAPN Portugal promoveu um Almoço-Debate com os candidatos nacionais ao Parlamento Europeu com o objetivo de refletir sobre as causas estruturais da pobreza, dar a conhecer a sua posição e preocupações em matéria de luta contra a pobreza, conhecer as propostas dos candidatos nesta matéria e promover o diálogo com outros representantes da sociedade civil de áreas sociais e centrais também ao combate à pobreza. Este encontro decorreu a 17 de maio, no Hotel Fénix, em Lisboa.

Anexos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp