Eventos  •  Porto

“O que é uma alimentação saudável, justa e sustentável? A visão d@s jovens e da sociedade civil a partir do Porto”

Data: Jun, 15 2021 (15:00)Local: Junta de Freguesia de Massarelos
Partilhe:

No Porto, a 15 de Junho, às 15h, irá acontecer o debate “Produção e consumo local” que irá juntar jovens, agricultores e organizações da sociedade civil, iniciativa que marca a inauguração e exposição local de trabalhos de jovens sobre alimentação saudável, justa e sustentável.

Os modelos de produção alimentar industrial tem colocado em causa a qualidade e a sustentabilidade dos solos criando desequilíbrios na biodiversidade e nas alterações climáticas. O transporte de longa distância dos produtos alimentares tem chamado a atenção para a necessidade de reduzirmos a pegada ecológica. Este tipo de produção e consumo é gerador de desperdício alimentar. Estas são algumas razões pelas quais é importante criar sistemas alimentares locais baseados numa agricultura menos intensiva, mais familiar e ecologicamente mais sustentável e próxima dos consumidores. Novos movimentos têm surgido com a preocupação de encurtar a distância do campo ao prato, bem como para uma economia circular pela alimentação. Este debate é dirigido à comunidade em geral e tem como objetivos: a) Refletir sobre os problemas da produção alimentar industrial e as potenciais soluções para a sustentabilidade alimentar em Portugal e na Europa; b) Sensibilizar e consciencializar para a produção e dos consumos locais no desenvolvimento de sistemas alimentares locais ambiental e socialmente saudáveis e sustentáveis; c) Apresentar os trabalhos do concurso.

O debate decorrerá na Junta de Freguesia de Massarelos, no dia 15 de junho, das 15:00 às 17:00

Os resultados da reflexão alcançada serão integrados no caderno de recomendações d@s jovens e organizações a entregar à Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, procurando influenciar as discussões em curso sobre a estratégia “Do campo ao prato”.

Destinatários:
-
Organizações da sociedade civil
- Jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos

 

Inscrições:

A participação nos debates é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do formulário disponível no seguinte link: https://forms.gle/UoKEipizbtkf8tkw7

A participação presencial estará limitada à lotação do local face às regras sanitárias em vigor.




Anexos