Eventos

Webinar "Lar doce Lar: Envelhecimento em casa e na comunidade"

Data: Mai, 26 2020 (15:00)Local: On-line
Partilhe:

WEBINAR: «Lar Doce Lar». Envelhecimento em casa e em Comunidade

26 de Maio _ 15H às 16H30

A casa, a família, a comunidade em que se vive ou na qual se nasceu, são referências centrais à vida das pessoas. Não é de estranhar que quando nos confrontamos com a questão: onde gostaria de envelhecer? Ou, Onde gostaria de estar quando for mais velho? a primeira imagem que surge à cabeça, e ao coração, é a nossa casa, os nossos familiares e amigos e tudo o que isso representa em termos de companhia, proteção e autonomia.
Mas esta imagem nem sempre corresponde à realidade. Em Portugal mais de 41 000 pessoas idosas estão sozinhas e/ ou em solidão nas suas casas. A situação atual provocada pela pandemia da COVID 19 terá aumentado este isolamento e terá colocado mais pessoas idosas em situação de isolamento. A palavra de ordem é proteção. As pessoas mais velhas precisam de ser protegidas. Mas e se essa proteção é sentida como uma prisão? E como é estar em casa, envelhecer em casa, quando as condições para isso acontecer já não existiam de forma adequada? e agora podem ter sido agravadas?! Com uma atenção especial às pessoas idosas vulneráveis à pobreza. O que realmente precisamos para que a casa e a comunidade sejam locais adequados para viver de forma saudável e ativa? Que alertas a situação de pandemia está a dar aos decisores políticos, às instituições e à sociedade em geral sobre a forma como se está a envelhecer em casa e na comunidade… o que está garantido e o que ainda falta garantir?! O que desejam as pessoas idosas.

Objetivo geral: Refletir na importância do envelhecimento em casa e na comunidade e o que isso implica para as pessoas, as instituições e as políticas no momento atual e no futuro pós-pandemia COVID19.

Objetivos específicos:
1 – Refletir no conceito do envelhecimento em casa e na comunidade
2 – Refetir nos desafios que a Pandemia da COVID 19 pode estar a trazer às pessoas idosas que estão em casa (em particular as mais vulneráveis) e às próprias instituições que as apoiam.
3 – Refletir no que é preciso estar garantido para que o envelhecimento em casa e na comunidade possa ser adequado, no momento atual e num futuro próximo, pós pandemia.
4 - Apresentar recomendações que possam ser apresentadas aos decisores políticos, nacionais e locais

Oradores:
 Rosa Marina Afonso: Professora auxiliar na Universidade da Beira Interior. Psicóloga.
 Filipa Luz Sousa: Presidente da Associação Nacional de Gerontólogos
 Cremilde Rodrigues: licenciada em sociologia. Um testemunho na 1ª pessoa.
Conclusões: Maria Joaquina Madeira, EAPN Portugal
Moderação: Paula Cruz, EAPN Portugal

Formato /metodologia:
Duração: 90 minutos

Os oradores dinamizam o webinar nos moldes programados e de acordo com o seguinte guião meramente indicativo e ajustável em função do tema a apresentar:
A. Exposição, por parte do Moderador, do tema do webinar, os Oradores convidados e metodologia.
B. Exposição do tema pelo/s orador/es (10/15 minutos). Esta pode ser acompanhada de suportes como pequenos vídeos, diapositivos, documentos ou outros recursos de aprendizagem. O/s orador/es vão sendo apresentados pelo Moderador.
C. Respostas às questões dos participantes (40 minutos) que são lidas pelo moderador e apresentadas a cada um dos Oradores.
D. Conclusão do webinar com a síntese das ideias temáticas chave.
E. Pós webinar será enviado um email aos participantes para avaliarem a sessão.

Resultado: Os materiais utilizados no webinar podem ser enviados aos participantes se os oradores assim concordarem. No final será produzido um pequeno documento de conclusões e recomendações para ser disseminado e apresentado a atores chave que a EAPN Portugal considere relevante.

As inscrições gratuitas mas obrigatórias (identificação de nome e entidade, no caso de estar ligado a alguma entidade) podem ser enviadas para: paula.cruz@eapn.pt


Anexos