Eventos

Encontro Nacional de Associados da EAPN Portugal: “28 anos de atuação da EAPN Portugal: Repensar os Desafios da Intervenção social”

Data: Nov, 29 2019 (09:30)Local: Florinhas do Vouga - Aveiro
Partilhe:

 

“28 anos de atuação da EAPN Portugal: Repensar os Desafios da Intervenção social”

A EAPN Portugal nasceu em 1991 e desde então tem pautado a sua intervenção pelo respeito pela dignidade humana, apostando numa base de trabalho que é o trabalho em rede. Consideramos que a intervenção social deve assentar num modelo integrado em que todos os atores são considerados e encontram-se comprometidos na execução mais eficaz quanto possível dos seus propósitos.

A intervenção social em Portugal ao longo destes mais de 25 anos tem sofrido alterações inerentes às mudanças dos seus protagonistas e das próprias políticas públicas. Foram muitas as conquistas ao longo deste tempo em prol das pessoas mais desfavorecidas, e tem sido significativo o investimento feito nesta área, quer em termos nacionais, quer pela via dos financiamentos europeus. Este investimento traduziu-se em novas medidas de política pública, como o Rendimento Mínimo Garantido, o Complemento Solidário para o Idoso, o Subsidio Social de Desemprego entre muitos outros. Também ao nível dos Fundos Comunitários assistimos a Programas inovadores e experimentais que permitiram testar novas formas de intervir no social e que se revelaram cruciais para aquilo que se faz hoje. Desde os primeiros programas Pobreza, passando pela Iniciativa Comunitária EQUAL temos muitos ensinamentos a retirar a devemos utilizá-los ainda hoje porque permanecem válidos.

A EAPN acompanhou e participou em todos estes percursos, fez parte deles, com os seus parceiros no terreno e com os destinatários das medidas. A EAPN Portugal é uma das muitas entidades em Portugal que contribuiu e contribui todos os dias para uma intervenção social inovadora, mas acima de tudo uma intervenção social que respeita os ritmos das populações, que escuta as suas preocupações e que contribui para o seu empoderamento.

A EAPN Portugal enquanto rede de organizações do terceiro sector assume-se ao nível nacional como uma voz na defesa dos direitos humanos e na defesa daqueles que se encontram numa situação vulnerável. Os associados que fazem parte da EAPN Portugal são a voz nos territórios da mensagem e da missão da organização e no Encontro de Associados deste ano procuramos apresentar algumas experiencias de intervenção dos nossos associados que refletem a sua preocupação com o futuro e com a inovação no contexto social.

A Direção da EAPN Portugal vem por este meio convidar todos os seus associados e apela à participação neste evento, que se revestirá da maior importância para a organização e que será realizado no próximo dia 29 de novembro, nas instalações da IPSS Florinhas do Vouga,  em Aveiro.

As inscrições devem ser enviadas para julio.paiva@eapn.pt ou mj.vicente@eapn.pt  ou para o técnico do núcleo distrital até dia 25 de novembro.  

 


Anexos