Eventos  •  Madeira

Workshop "Pobreza infantil. Desafios à Intervenção e ao Trabalho em Rede

Data: Abr, 04 2019 (14h00 às 17h30)Local: Sala da Assembleia Municipal do Funchal
Partilhe:

Os mais atuais dados disponíveis sobre a pobreza na Europa confirmam que Portugal consta entre os países onde o risco de pobreza infantil é mais elevado. De acordo com o INE e o Inquérito às condições de vida e do rendimento cerca de 18.9% de crianças encontravam-se em risco de pobreza em 2017, número que diminuiu relativamente ao ano anterior onde se situava nos 20.7%. Neste mesmo período, a incidência de pobreza atingiu 17.3% da população total, o que revela que as crianças são mais afetadas por este fenómeno.
A Região Autónoma da Madeira, a seguir aos Açores, lidera a taxa de risco de pobreza para a população total, fixando-se nos 27,4%.
A pobreza infantil é um reflexo da precariedade económica que atinge as famílias e importa garantir políticas públicas que no seu conjunto possam erradicar este fenómeno. As causas da pobreza são múltiplas e é necessário uma intervenção multidimensional que possa intervir em diversas áreas como a educação, cuidados de saúde, habitação, proteção social, cultura, lazer, entre outros.

Objetivos
- Promover um momento de partilha de conhecimentos, experiências, reflexão em torno da temática da pobreza infantil.
- Debater sobre fatores de risco na pobreza infantil no contexto nacional e regional.
- Pensar a escola como motor para a mudança dos padrões e ciclos de pobreza.
- Repensar ideias e formas para lutar contra o fenómeno.


Inscrições: Gratuitas - Preenchimento obrigatório da Ficha de Inscrição em Anexo 


Data limite de inscrição: 29 de março de 2019


Anexos