Eventos

Rebuilding an Inclusive, Value-based Europe of Solidarity and Trust through Social Investments (Re-InVEST)

Data: Mar, 28 2019Local: Lovaina
Partilhe:

O projeto Re - InVEST direccionado para a "Reconstrução de uma Europa de Solidariedade e Confiança, Inclusiva e Baseada em Valor, através de Investimentos Sociais está muito perto de realizar a sua conferência final.

De acordo com Graça Costa, "o projeto de investigação - ação de 4 anos sobre o investimento social em várias áreas de política para uma Europa mais inclusiva, será uma oportunidade de diálogo sobre estes assuntos entre académicos, investigadores, decisores políticos, serviços públicos e sociais e sociedade civil", diz aquela técnica.

O encontro terá lugar em Lovaina, ( 15 minutos de comboio a partir do aeroporto de Bruxelas) a 28 e 29 de março, com o discurso de abertura pronunciado pela Comissária Europeia para o Emprego e Assuntos Sociais, Marianne Thyssen.


 Tema da conferência

Em 2013, após um período de crise e duras medidas de austeridade, a Comissão lançou o Pacote de Investimento Social (SIP) como um primeiro esforço para reequilibrar o progresso económico e social. A nossa ambição com o projeto Re-InVEST (2015-2019) é contribuir para o fortalecimento das bases filosóficas, bem como institucionais e empíricas do SIP - ligadas ao Pilar Europeu dos Direitos Sociais - com vista a promover uma Europa mais inclusiva. A conferência final esboçará um panorama completo dos 50 relatórios de pesquisa e pretende contribuir para um diálogo entre pesquisadores acadêmicos, serviços públicos e sociais, sociedade civil e formuladores de políticas em torno de vários aspectos da política social.

Sessões específicas serão dedicadas aos seguintes tópicos:

• Investimento social: de um capital humano para uma abordagem de direitos humanos e capacidades;
• O impacto a longo prazo da crise de 2008-2014 nos grupos vulneráveis;
• Vulnerabilidade, crise econômica e déficit democrático;
• Proteção social, políticas ativas do mercado de trabalho e inclusão social;
• Uma perspectiva de investimento social nos mercados de serviços: cinco estudos de caso (educação infantil, cuidados de saúde, habitação, abastecimento de água, serviços financeiros básicos);
• Promover um clima de investimento social: condições macroeconômicas e políticas;
• Pesquisa de ação participativa com grupos vulneráveis ​​- uma abordagem de direitos humanos e capacidades.

Público-alvo

Organizações da sociedade civil, parceiros sociais, serviços públicos e sociais, decisores políticos nacionais e da UE, investigadores académicos.

 PROGRAMA ACTUALIZADO:

https://www.re-invest.eu/images/docs/pgm_Re-InVEST_final_conference.pdf

www.re-invest.eu

+ info:
Graça Costa
EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
graca.costa@eapn.pt
Rua de Costa Cabral, 2368
4200-218 Porto
Tel. 00351 225420806 | Fax. 00351 225403250
www.eapn.pt

Anexos