Eventos  •  Vila Real

“Assembleias Escolares: o que são e o que podem ser?”

Data: Abr, 18 2018 (17:30)Local: Agrupamento de Escolas Morgado Mateus de Vila Real
Partilhe:

No âmbito do projeto pedagógico apresentado pelos Pais e Encarregados de Educação do 1º ciclo da Escola de Torneiros e validado e aprovado pelo Conselho Pedagógico da mesma escola, surgem as Assembleias Escolares como momentos de participação democrática em que todas as decisões respeitantes à vida da turma são tomadas em conjunto. Este é o espaço onde o aluno tem a possibilidade de “apresentar críticas e sugestões relativas ao funcionamento da Escola e ser ouvido pelos professores, diretores de turma e órgãos de administração e gestão da Escola em todos os assuntos que justificadamente forem do seu interesse” (Lei nº51/2012 de 5 de setembro, artigo 7ª, ponto 1, alínea o).


Queremos “proporcionar aos alunos experiências que favoreçam a sua maturidade cívica e sócio-afetiva, criando neles atitudes e hábitos positivos de relação e cooperação, quer no plano dos seus vínculos de família, quer no da intervenção consciente e responsável na realidade circundante” (Lei Nº46/86, de 14 de outubro 1986, artigo 7º, alínea h).


Assim, o Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal e o Agrupamento de Escolas Morgado Mateus de Vila Real convidam todos os pais, encarregados de educação, colaboradores da EB 1 e Jardim de Infância  da Escola de Torneiros a juntar-se  a nós no dia 18 de abril às 17.30 na cantina da escola. Vamos debater as “Assembleias Escolares: o que são e o que podem ser?” com o objetivo de auscultarmos este público e desenharmos as próximas assembleias escolares que arrancarão no próximo ano letivo (2018/2019). 

Destinatários | Encarregados de Educação  e  Colaboradores da EB1 e JI  Ponto de Encontro | Cantina Inscrições até 16  abril para a escola



Anexos