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Leaving Nobody Behind: Prevention and reduction of poverty and social exclusion through education, vocational training and lifelong learning

Data: Abr, 15 2020
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A EAPN tem um interesse de longa data em torno da questão da educação e dos nos seus muitos aspectos de acesso, acessibilidade, qualidade e igualdade de oportunidades, que são cruciais para o empoderamento das pessoas em situação de pobreza e a sua integração na sociedade. As ligações entre educação, formação, aprendizagem ao longo da vida e pobreza e exclusão social são múltiplas.

A EAPN defende o direito à educação pública universal, de qualidade, acessível e inclusiva durante todo o ciclo de vida. Para a EAPN a educação escolar e pré-escolar, formação e aprendizagem ao longo da vida são serviços e bens públicos essenciais.

Neste Documento que aborda chave  a EAPN faz uma avaliação do estado atual da situação e dos novos desenvolvimentos no campo da educação, na perspectiva das pessoas que experiênciam a pobreza e exclusão social e de ONGs que fornecem apoio, orientação e serviços a elas.

Sugere mensagens-chave e recomendações de políticas principalmente para os decisores de políticas nacionais, mas também para instituições europeias no contexto de iniciativas políticas da UE relevantes para a educação, a formação profissional e a aprendizagem ao longo da vida:

- Aumentar os esforços políticos no sentido de garantir uma educação universal, de qualidade, inclusiva  e acessível, formação profissional e aprendizagem ao longo da vida, indo além dos objetivos da Estratégia Europa 2020.

- Promover a educação pública inclusiva e universal e a aprendizagem ao longo da vida, acabando com a discriminação e a segregação e garantindo que ninguém seja deixado para trás.

- Abordar as causas do mau desempenho escolar, incluindo o abandono escolar precoce, analisando a educação, a formação profissional e a aprendizagem ao longo da vida de uma maneira holística e definindo a educação ao longo da vida como um direito social

- Erradicar os obstáculos financeiros e outros enfrentados por grupos vulneráveis ​​e pessoas em situação de pobreza no acesso à educação, formação profissional e aprendizagem ao longo da vida em todas as etapas.

- A educação, a formação profissional e a aprendizagem ao longo da vida devem ser organizadas de maneira a gerar empregos de qualidade e condições de emprego dignas e apoiar formas de sair da pobreza e da exclusão social.

- A educação é mais do que responder às necessidades do mercado de trabalho e dos empregadores.

- Apoiar o direito das pessoas de ter acesso a oportunidades educacionais durante todo o ciclo de vida, fornecendo o suporte necessário e oportunidades.

- Combater a exclusão digital no acesso à educação, para garantir que as pessoas em situações vulneráveis ​​possam colher todo o potencial da revolução digital.

- Apoiar a participação em sistemas educacionais que promovam a dignidade humana, cidadania ativa e democracias fortes.

- Inverter os cortes nos sistemas educacionais da última década e restaurar o financiamento adequado para a educação e a aprendizagem ao longo da vida


Leia o documento na íntegra no ficheiro associado (em Inglês) 

Anexos