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A EAPN tem um interesse de longa data em torno da questão da educação e dos nos seus muitos aspectos de acesso, acessibilidade, qualidade e igualdade de oportunidades, que são cruciais para o empoderamento das pessoas em situação de pobreza e a sua integração na sociedade. As ligações entre educação, formação, aprendizagem ao longo da vida e pobreza e exclusão social são múltiplas.

A EAPN defende o direito à educação pública universal, de qualidade, acessível e inclusiva durante todo o ciclo de vida. Para a EAPN a educação escolar e pré-escolar, formação e aprendizagem ao longo da vida são serviços e bens públicos essenciais.

Neste Documento que aborda chave  a EAPN faz uma avaliação do estado atual da situação e dos novos desenvolvimentos no campo da educação, na perspectiva das pessoas que experiênciam a pobreza e exclusão social e de ONGs que fornecem apoio, orientação e serviços a elas.

Sugere mensagens-chave e recomendações de políticas principalmente para os decisores de políticas nacionais, mas também para instituições europeias no contexto de iniciativas políticas da UE relevantes para a educação, a formação profissional e a aprendizagem ao longo da vida:

– Aumentar os esforços políticos no sentido de garantir uma educação universal, de qualidade, inclusiva  e acessível, formação profissional e aprendizagem ao longo da vida, indo além dos objetivos da Estratégia Europa 2020.

– Promover a educação pública inclusiva e universal e a aprendizagem ao longo da vida, acabando com a discriminação e a segregação e garantindo que ninguém seja deixado para trás.

– Abordar as causas do mau desempenho escolar, incluindo o abandono escolar precoce, analisando a educação, a formação profissional e a aprendizagem ao longo da vida de uma maneira holística e definindo a educação ao longo da vida como um direito social

– Erradicar os obstáculos financeiros e outros enfrentados por grupos vulneráveis ??e pessoas em situação de pobreza no acesso à educação, formação profissional e aprendizagem ao longo da vida em todas as etapas.

– A educação, a formação profissional e a aprendizagem ao longo da vida devem ser organizadas de maneira a gerar empregos de qualidade e condições de emprego dignas e apoiar formas de sair da pobreza e da exclusão social.

– A educação é mais do que responder às necessidades do mercado de trabalho e dos empregadores.

– Apoiar o direito das pessoas de ter acesso a oportunidades educacionais durante todo o ciclo de vida, fornecendo o suporte necessário e oportunidades.

– Combater a exclusão digital no acesso à educação, para garantir que as pessoas em situações vulneráveis ??possam colher todo o potencial da revolução digital.

– Apoiar a participação em sistemas educacionais que promovam a dignidade humana, cidadania ativa e democracias fortes.

– Inverter os cortes nos sistemas educacionais da última década e restaurar o financiamento adequado para a educação e a aprendizagem ao longo da vida

Leia o documento na íntegra nos ficheiros associados (em Inglês e português) 

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