Documentos  •  Pobreza / Exclusão social

"Pensar nas pessoas, pensar no Planeta!"

Data: Out, 17 2019
Partilhe:

Por ocasião do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza , a EAPN Portugal renova o seu apelo para a necessidade de um novo modelo social, baseado numa escala de valores de carácter humanista. Neste momento, no quadro internacional temos uma oportunidade que não devemos perder; em curso está a Agenda 2030 assinada pelos Chefes de Estado das Nações Unidas em 2015 e assente em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esta fornece uma nova agenda global social e sustentável, universal, integrada e indivisível, destacando a necessidade de “equilibrar as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental”.
Esta agenda coloca a erradicação da pobreza no coração: "erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável", comprometendo-se a “não deixar ninguém para trás”.
Trata-se de um compromisso enquadrado no respeito pelos direitos humanos, fundamentado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e em outros Tratados. Defende acima de tudo a dignidade humana, “reconhecendo que a dignidade da pessoa humana é fundamental”.


Leia a mensagem na íntegra no ficheiro em anexo

Anexos