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“Palavras com corpo e alma. Porque a Pobreza não é ficção.” Assim se denomina a campanha nacional de sensibilização lançada hoje pela EAPN Portugal para assinalar o próximo 17 de outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. 
O corpo e a alma dos protagonistas da campanha são de pessoas reais, que vivem ou viveram situações de pobreza e exclusão social, com quem a EAPN Portugal trabalha a partir do Conselho Nacional de Cidadãos composto por uma pessoa de cada distrito do país. Nesta iniciativa, participam Natália Fonte, da Figueira da Foz; Jaime Filipe, de Setúbal; Beatriz Morais, de Leiria; Higino Costa, de Lisboa; Neide Conceição de Vila Real; José Belchior de Setúbal e Francisco Rico, de Aveiro.

FARDO. PRECONCEITO.  JUSTIÇA. DIGNIDADE. DESIGUALDADE. SOLIDÃO. VIOLÊNCIA. 

Foram estas as palavras escolhidas por cada um deles, respetivamente, para exprimirem o seu sentimento relativamente à experiência de vida pela qual passam ou passaram. Utilizando o próprio corpo como tela, representam géneros, etnias, idades e geografias diferentes. “Através de um jogo de luzes e sombras, filmado com cortes rápidos vemos a inscrição das mensagens nos corpos (braços, pernas, costas) como se fossem tatuagens, ao mesmo tempo que ouvimos algumas palavras dos intervenientes relacionadas com a sua mensagem; as suas noções ou considerações sobre a pobreza. No último plano, sob fundo negro, veremos a mensagem na íntegra e o protagonista filmado na totalidade” explica Pedro Neves da Red Desert, autor do trabalho. Cada mensagem é única e personalizada, partindo de uma palavra que simbolicamente transmite os sentimentos, nos comunica o estado de espírito, e sobretudo fala de pobreza experienciada, verbalizando o real e o sentido que ele toma no dia-a-dia. 

Deste modo “pretendemos ativar a responsabilidade social de cada cidadão, bem como a responsabilidade coletiva de construirmos uma sociedade inclusiva, livre de pobreza e que assegure a dignidade e o respeito pelos Direitos Humanos”, explica Sandra Araújo, diretora executiva da EAPN Portugal, acrescentando que, “a partir daqui,  também se quer promover uma reflexão coletiva da sociedade civil e do público em geral”.

Veja os vídeos em:

https://youtu.be/ZYAqlsdYQuQ

https://youtu.be/MBF3Cs1K7FU

Nota:  esta campanha foi inspirada na campanha belga “Enough” levada a cabo pela associação Wieder, associada da EAPN Bélgica.

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