Documentos  •  Pobreza / Exclusão social

Relatório do 17º Encontro Europeu de Pessoas em Situação de Pobreza : "Educação para todos!"

Data: Jul, 02 2019
Partilhe:

O relatório do 17º Encontro Europeu de Pessoas em Situação de Pobreza (PEP), realizado em novembro do ano passado sobre o tema da pobreza e o acesso à educação já se encontro disponível em inglês.

Os resultados do encontro, baseados na metodologia participativa  “world café” e nos debates com os principais decisores políticos foram reunidos nos documentos agora disponibilizados.


Atualmente, muitas pessoas permanecem em situação de pobreza não sendo tratadas em igualdade de circunstâncias na sua procura ativa de emprego. As crianças abandonam precocemente a escola, sentem-se excluídas e, muitas vezes,  as suas capacidades não são valorizadas em escolas que se encontram sobrelotadas. 

São necessárias soluções conjuntas, envolvendo famílias, comunidade, estudantes, professores, atores sociais, ONGs e o setor de educação não-formal para oferecer formas inovadoras de trabalhar com crianças e adultos. A educação formal e não formal precisa estar interligada para criar uma abordagem holística de aprendizagem ao longo da vida que não deixa ninguém de fora.

Entre os 120 participantes estavam delegações nacionais de membros da EAPN, representantes da sociedade civil, sindicatos e grupos de voluntários de 28 países. 

Tal como nos anos anteriores, o Encontro Europeu de PEP foi uma oportunidade única para partilhar as experiências, dificuldades e a esperança entre os participantes e com os decisores da União Europeia.

Esperamos que este trabalho contribua para promover a igualdade e o acesso à educação, e que as vozes das pessoas que são afetadas pela de pobreza sejam ouvidas.  O próximo encontro realiza-se em novembro de 2019.

[relatório em inglês nos ficheiros em anexo]



Anexos