Media  •  Press releases - Nacionais

Livro apresentado amanhã, na Universidade do Porto conta 25 anos de história da EAPN Portugal e acena ao futuro

Data: Dez, 14 2016
Partilhe:

Press Release

Porto, 14 dezembro, 2016

Livro apresentado amanhã, na Universidade do Porto
Conta 25 anos de história da EAPN Portugal e acena ao futuro
A organização quer continuar a ser “útil ao conjunto da sociedade, e, em particular, aos que vivem em situação de pobreza e em exclusão social”
Exposição de fotografia Weltschmerz, de Sérgio Aires, inaugura logo a seguir

No âmbito das iniciativas que celebram os seus 25 anos (que se efetivam no próximo dia 17), a EAPN Portugal lança amanhã o livro intitulado “25 anos a construir caminhos para a erradicação da pobreza”.

A história da organização é da autoria do Professor Gaspar Martins Pereira e é apresentada amanhã, às 17 horas, no Salão Nobre da reitoria da Universidade do Porto.

No prefácio, o Padre Jardim Moreira, presidente da organização, diz que "ao longo destes 25 anos, a EAPN- Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal - outrora REAPN, procurou ser uma organização independente, pluralista, voltada para a defesa dos direitos de cidadania e dos direitos dos mais vulneráveis, atuando no espaço público construindo redes de solidariedade, numa perspetiva progressista e de desenvolvimento humano. (...) "Este livro é também uma homenagem e uma forma de agradecimento a todos aqueles que quotidianamente e com enorme perseverança contribuíram e contribuem para o sucesso desta organização. São centenas os colaboradores, os voluntários, os peritos, os cidadãos que estiveram implicados ao longo destes 25 anos nos esforços de combate à pobreza e à exclusão social. É impossível invocá-los a todos. Por isso mesmo apenas podemos agradecer sem exceções a todos o esforço, o apoio e o compromisso que demonstraram para que a EAPN Portugal seja hoje uma organização sólida e que continue a ser útil ao conjunto da sociedade, e, em particular, aos que vivem em situação de pobreza e em exclusão social." Logo a seguir, às 19 horas, inaugura a exposição de fotografia Weltschmerz | Do alemão: dor do mundo; tristeza sentida face ao estado de imperfeição do mundo, especialmente em relação ao comportamento dos seres humanos. São 20 fotografias, da autoria do Sérgio Aires, que podem ser apreciadas, na Reitoria da Universidade do Porto, até ao dia 20 de Janeiro de 2017. Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social já confirmou a sua presença.

Convite, programa e cartaz da exposição em anexo.

+ info:

Departamento de Comunicação
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Costa Cabral, 2368
4200-218 Porto
e-mail: comunicacao@eapn.pt
Tel: 225420800 // 96 6698549 Site: www.eapn.pt

Anexos