PT

home-logo

PT


A educação dos jovens deverá ser uma prioridade no combate à pobreza e exclusão social dos ciganos, afirma um relatório de iniciativa do Parlamento Europeu que exige uma estratégia global para a integração da comunidade cigana na União Europeia. Os ciganos são a maior minoria da União Europeia, e continuam a sofrer vários tipos de discriminação, a ter grandes níveis de pobreza e condições de vida muito baixas.

Educação: uma prioridade
Os jovens ciganos tendem a deixar a escola relativamente cedo “o que prejudica a sua educação” e compromete a sua integração e as oportunidades no mercado de trabalho. Embora o número de jovens ciganos no ensino secundário e superior tenha aumentado em certos Estados Membros, as suas qualificações continuam baixas, longe da média europeia.

Combater a discriminação e a estigmatização
O Parlamento propõe uma nova directiva para combater a discriminação e considera que a Comissão deverá elaborar programas para eliminar a discriminação e a estigmatização dos ciganos. Além disso, critica os Estados Membros que ainda não ratificaram a Convenção para a Protecção de Minorias, de 1995, do Conselho Europeu.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp