Campanhas Nacionais

Out, 21 2021

EAPN Portugal lança campanha sensibilizando para o direito à habitação - #aprimeirapedra

Presidentes das autarquias recebem tijolo para a construção de políticas que efetivem o acesso à habitação digna. O direito à Habitação, consignado no artigo 65º da Constituição da República Portuguesa (CRP) é o motivo de mais uma campanha nacional promovida pela EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza. A iniciativa quer chamar à atenção do público em geral e do poder político em particular, nomeadamente todas as autarquias do país para a necessidade premente de fazer cumprir este direito fundamental, consagrado na CRP.


Abr, 16 2021

Despir os Preconceitos e Vestir a Inclusão

Dinamizada pelos Conselhos Locais de Cidadãos da Região Centro da EAPN Portugal, esta Campanha tem como objetivo sensibilizar a comunidade em geral para a importância de não discriminação de pessoas com deficiência e incapacidades, pessoas idosas, pessoas desempregadas, migrantes e minorias étnicas, famílias em situação de pobreza e pessoas sem abrigo, ex-toxicodependentes e ex-reclusos.


Abr, 06 2021

Campanha - “O Discurso de Ódio não é Argumento. #daravoltaaotexto #EAPN”

EAPN Portugal lança, no dia 6 de abril, no âmbito da Semana da Interculturalidade, uma campanha nacional, contra o discurso do ódio, sob o lema “O Discurso de Ódio não é Argumento. #Daravoltaao texto #EAPN”. O discurso de ódio tem vindo a ganhar cada vez mais espaço dentro da Europa e em Portugal não é exceção. Este discurso encontra-se reproduzido não só num “português suave” em conversas e comentários espontâneos, mas também de forma explícita através das redes sociais, de caixas de comentários de notícias, nas paredes das cidades ou mesmo em ações de ruas.


Out, 17 2020

(RE)Existir. Narrativas em contexto de pandemia.

A EAPN Portugal tem vindo a promover a cidadania e a participação dos/as cidadãos/ãs através de movimentos de cidadania ativa e participativa, pois participar é criar oportunidades para dar voz aos/às cidadãos/ãs e promover e implementar ações de intervenção social com as pessoas. Neste sentido, e no contexto da pandemia que assolou o mundo, considerou-se pertinente dar visibilidade aos reais impactos que a pandemia teve no dia-a-dia das pessoas, através de narrativas que refletem as suas vivências, emoções, receios e as suas angústias durante e após o confinamento. (RE)Existir com o objetivo de mostrar que todos/as os/as cidadãos/ãs, de uma forma ou de outra, viram as suas vidas “viradas do avesso”, os seus sonhos e os seus projetos de vida adiados. Projetos de vida que ficaram comprometidos pela incerteza que carateriza o contexto atual. A Campanha da EAPN Portugal para o 17 de outubro de 2020 visa mais uma vez sensibilizar a sociedade civil e os decisores políticos para o problema da pobreza, da exclusão social e da desigualdade.


Mai, 01 2020

Campanha "SOS comunidades ciganas"_Relançada a 1 de maio

Nesta segunda fase Salvador Sobral dá voz à campanha "SOS comunidades ciganas".


Abr, 10 2020

"SOS comunidades ciganas" - EAPN Portugal lança campanha de angariação de fundos

A EAPN Portugal quer atribuir kits de segurança e higiene às comunidades ciganas, sobretudo às famílias mais carenciadas que vivem em acampamentos e barracas, em condições que ferem a dignidade e colocam em risco a saúde individual e comunitária. Chegar ao maior número de famílias em todo o território nacional, é o objetivo desta iniciativa. «A necessidade de agir leva-nos a lançar esta campanha. E todos são convidados a ajudar. Cada kit de segurança e saúde custa 22 euros. Numa primeira fase, dirigimos a nossa doação às cerca de 100 famílias, distribuídas por vários concelhos da região Norte, Centro e Alentejo. MAS gostaríamos de chegar ao maior número de famílias ciganas, no território nacional, principalmente as mais carenciadas. Como sabemos, as comunidades ciganas encontram-se numa situação de ainda maior fragilidade e vulnerabilidade. Urge fazer o que estiver ao nosso alcance para minimizar o problema», diz o Padre Jardim Moreira, presidente da ONG.


Out, 09 2019

“Palavras com corpo e alma. Porque a Pobreza não é ficção”

EAPN Portugal lança campanha nacional de sensibilização lançada hoje pela EAPN Portugal para assinalar o próximo 17 de outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. O corpo e a alma dos protagonistas da campanha são de pessoas reais, que vivem ou viveram situações de pobreza e exclusão social, com quem a EAPN Portugal trabalha a partir do Conselho Nacional de Cidadãos composto por uma pessoa de cada distrito do país. Nesta iniciativa, participam Natália Fonte, da Figueira da Foz; Jaime Filipe, de Setúbal; Beatriz Morais, de Leiria; Higino Costa, de Lisboa; Neide Conceição de Vila Real; José Belchior de Setúbal e Francisco Rico, de Aveiro.



Mai, 31 2017

Lutar contra a pobreza e a exclusão social é uma missão possível! A sua ajuda é fundamental.

A consignação de 0,5% do seu IRS é muito simples e nada custa!


Out, 17 2016

A Pobreza NÃO

A EAPN Portugal, em parceria com outras instituições, está a promover uma a campanha de âmbito nacional “A Pobreza Não” visando mais uma vez a sensibilização para as múltiplas questões da pobreza. Este ano o foco da campanha está centrado em 10 imagens que remetem para 5 mensagens e conta com a adesão de mais de 90 municípios que disponibilizaram cerca de 300 suportes publicitários nos diferentes concelhos envolvidos nesta campanha.


Abr, 05 2016

Campanha Nacional “A Discriminação é Falta de Educação”

A Campanha “Discriminação é Falta de Educação” promovida pela EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza, tem como objetivo desmistificar um plural – “os ciganos” – supostamente representativo de uma entidade coletiva apenas imaginária, e quase sempre negativa, que procura classificar um todo ignorando as partes. E, maioritariamente, responsável pela manutenção de preconceitos negativos que alimentam a discriminação social e as suas maléficas consequências.


Dez, 30 2015

Campanha Nacional "Pobreza não"

A EAPN Portugal vai promover uma campanha de sensibilização de âmbito nacional sobre as questões da pobreza em parceria com outras organizações, através da criação de um conjunto de materiais/suportes no âmbito das comemorações do dia 17 de outubro 2015 – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.


Out, 17 2014

Campanha Nacional «0% Pobreza»

No âmbito do Dia Internacional Para a Erradicação da Pobreza 2014.


Jan, 01 2007

Campanha Nacional "Não deixe que a pobreza se tansforme em paisagem"

Campanha Nacional no âmbito do Projeto Isto Inclui-me, orientada para a sensibilização da população em geral face aos problemas de Pobreza e de Exclusão Social com que se debate a sociedade na qual vivem, com forte envolvimento dos meios de comunicação social.