Campanhas  •  Nacionais

(RE)Existir. Narrativas em contexto de pandemia.

Data: Out, 17 2020
Partilhe:

A EAPN Portugal tem vindo a promover a cidadania e a participação dos/as cidadãos/ãs através de movimentos de cidadania ativa e participativa, pois participar é criar oportunidades para dar voz aos/às cidadãos/ãs e promover e implementar ações de intervenção social com as pessoas. Neste sentido, e no contexto da pandemia que assolou o mundo, considerou-se pertinente dar visibilidade aos reais impactos que a pandemia teve no dia-a-dia das pessoas, através de narrativas que refletem as suas vivências, emoções, receios e as suas angústias durante e após o confinamento.

Partimos para esta iniciativa com a consciência que a pandemia teve impactos diferenciados de acordo com os territórios, a idade, a situação económica e social vivenciada antes da pandemia pelos diferentes grupos de pessoas. Temos igualmente consciência que este acontecimento mundial provocou, por um lado, o agravamento das situações de vulnerabilidade já existentes e, por outro lado, remeteu um número significativo de cidadãos/ãs para situações de fragilidade e vulnerabilidade até então desconhecidas pelos/as mesmos/as.

(RE)Existir surge com o objetivo de mostrar que todos/as os/as cidadãos/ãs, de uma forma ou de outra, viram as suas vidas “viradas do avesso”, os seus sonhos e os seus projetos de vida adiados. Projetos de vida que ficaram comprometidos pela incerteza que carateriza o contexto atual.

É um livro que nos apresenta histórias, testemunhos reais contados na primeira pessoa e que nos dá conta da dimensão que a pandemia Covid-19 teve na vida de alguns/mas indivíduos/as. Trata-se de uma incursão sobre as suas vivências, uma visão sobre os impactos da pandemia, os (seus) significados e as suas complexidades.

(RE)Existir é um espaço de partilha e de encontro com quinze pessoas (11 mulheres e 4 homens) em torno das dificuldades, desafios e impactos de uma pandemia da qual a História não tem memória.

Uma pandemia que colocou em causa os direitos humanos, a relação com o Outro, a forma de vermos o Mundo…

15 Pessoas provenientes de várias partes do país, constituem os/as protagonistas desta publicação, partilhando as suas histórias, nas quais, acreditamos, muitas outras pessoas irão rever-se. Por isso, este livro não contempla “rostos”, mas sim ilustrações, que refletem as emoções imbuídas nos seus discursos e as suas lutas diárias. Ilustrações inspiradas nas histórias que lhes são atribuídas, dando cor e vida aos /as protagonistas e aos cenários envolventes. 


Esta publicação impressa, juntamente com a animação em vídeo das ilustrações nela incluída e de uma exposição das mesmas, constituem os materiais da Campanha da EAPN Portugal para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza 2020.