Campanhas  •  Nacionais

"SOS comunidades ciganas" - EAPN Portugal lança campanha de angariação de fundos

Data: Abr, 10 2020
Partilhe:

A EAPN Portugal quer atribuir kits de segurança e higiene às comunidades ciganas, sobretudo às famílias mais carenciadas que vivem em acampamentos e barracas, em condições que ferem a dignidade e colocam em risco a saúde individual e comunitária. Chegar ao maior número de famílias em todo o território nacional, é o objetivo desta iniciativa.
A organização quer aplicar os donativos para doar um Kit de higiene e limpeza (máscaras, luvas, álcool, sabão, toalhitas desinfetantes e lixivia) a cada família das comunidades ciganas com as quais, ao abrigo do projeto ACEDER, a EAPN Portugal está a trabalhar.
 «A necessidade de agir leva-nos a lançar esta campanha. E todos são convidados a ajudar. Cada kit de segurança e saúde custa 22 euros. Numa primeira fase, dirigimos a nossa doação às cerca de 100 famílias, distribuídas por vários concelhos da região Norte, Centro e Alentejo. MAS gostaríamos de chegar ao maior número de famílias ciganas, no território nacional, principalmente as mais carenciadas. Como sabemos, as comunidades ciganas encontram-se numa situação de ainda maior fragilidade e vulnerabilidade. Urge fazer o que estiver ao nosso alcance para minimizar o problema», diz o Padre Jardim Moreira, presidente da ONG.
«As famílias que vivem em acampamentos e barracas, sem acesso a água, luz e a uma habitação digna, são as que mais necessitam de proteção face à pandemia que vivemos. São famílias que possuem apenas, como meio de subsistência, os rendimentos provenientes da realização das feiras e da venda ambulante e que enfrentam, além dos problemas de salubridade, a suspensão das suas atividades por período indeterminado», explica o presidente da EAPN Portugal.
A EAPN Portugal entende basilar desenvolver uma ação concreta para ajudar a combater a pandemia dado que a higiene e desinfecção constitui uma premissa fundamental deste combate.   
«As necessidades destas comunidades são extremas, e não só carecem de alimentos e de materiais, como de informação, acompanhamento que garantam as suas necessidades básicas, pois a grave emergência sanitária provocada pela COVID-19 afeta a saúde pública e tem, ainda, profundas repercussões económicas e sociais, que exigem um esforço coletivo e comprometido de todos os setores da sociedade», reforça o presidente, acrescentando que, «tentaremos ser o mais abrangente possível, através dos núcleos distritais que temos pelo país e que já tem sinalizados alguns desses agregados».
O donativo pode ser feito através de transferência bancária para a conta da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza: 

IBAN: PT50 0036 0030 99101729793 88
 Todos os donativos constam com transparência absoluta no site da EAPN Portugal, comprometendo-se a organização a fazer uma constante actualização.

+ info:
EAPN Portugal /Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Costa Cabral, 2368
4200-218 Porto
e-mail: geral@eapn.pt
Tel: 225420800/ 225420804
Facebook: https://www.facebook.com/EAPN-Portugal
Blog: http://flashrede.blogspot.pt/
Site: www.eapn.pt
Twitter: https://twitter.com/eapn_pt

Anexos