PT

home-logo

PT

logo-eapn-cor

Projetos Nacionais

IN FORMAÇÃO

Tipologia
6.1 – Formação para a Inclusão 

Região
Alentejo 

Duração
Outubro de 2008 a Julho de 2009 

Objectivos Específicos
– Estimular o desenvolvimento de um conjunto de competências “prévias” junto de jovens e adultos com baixas qualificações, beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), consideradas fundamentais para o trabalho e para as mais variadas esferas de participação social, capazes de favorecer a sua inserção em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), Centros Novas Oportunidades (CNOs).
– Dinamização de uma resposta integrada ao nível da formação/qualificação e do acompanhamento sócio-familiar dos formandos através da articulação de esforços entre as várias entidades parceiras.
– Generalização de políticas de formação mais pró-activas dirigidas à população com baixas qualificações e em processo de inserção (beneficiários do RSI) com o objectivo de facilitar a sua inserção no mercado de trabalho, no sistema educativo ou em sistemas de formação que confiram certificação e garantir a igualdade de oportunidade no acesso a bens e serviços públicos.
– Sensibilização das entidades empregadoras, não só as de grande dimensão, mas muito em especial as de pequena e média dimensão, de forma a garantirem o acolhimento de formandos e conferirem aos indivíduos a capacidade de poderem realizar as suas opções de formação e qualificação.
Acções
– Realização de um programa de formação específico orientado para a capacitação em competências-chave (soft skills).
– Execução de duas acções de formação, de forma a alargar o número de beneficiários abrangidos e da aprendizagem decorrente da acção experimental.
– Criação de um Centro para a Inclusão ao nível do local que irá promover o acompanhamento de cada um dos formandos, e os respectivos agregados familiares, permitindo a sua orientação/integração futura em CNO’s, EFA’s ou outros cursos que confiram certificação.
– Prospecção e mediação no mercado laboral – instituições de solidariedade social, empresas qualificantes, autarquias locais, sociedade civil – com objectivo de desenvolver formação Prática em Contexto de Trabalho (PCT).

Anexos