PT

home-logo

PT

projeto-a-3maos

Grupos de Trabalho/Fóruns

GRUPO DE TRABALHO INTERINSTITUCIONAL SOBRE ECONOMIA SOCIAL

No âmbito do Protocolo de Cooperação com o IEFP foi proposto, no Plano de Acção de 2003, a Constituição de um Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Economia Social e Terceiro Sector em Portugal.

A sua constituição, deriva em grande parte da realização em Dezembro de 2002, em Lisboa do Seminário: “ Marketing Contra a Pobreza”. Na sequência deste evento que foi proposta à REAPN, por algumas entidades presentes, a constituição de um Grupo de Trabalho, que possibilitasse a constituição de uma plataforma de debate e reflexão sobre um balanço do que já foi realizado nesta área e do que poderá ser perspectivado para o futuro, permitindo avaliar a actuação do chamado Terceiro Sector em Portugal no campo da Luta Contra a Pobreza, e por outro lado quais são os instrumentos que podem melhorar a imagem das organizações e facilitar a divulgação das “mensagens” no seu alcance e eficácia.


Principais Objectivos:


1. Reforçar a articulação entre o Grupo de Trabalho com especialistas na matéria relativa à Economia Social e ao Terceiro Sector em Portugal, com vista ao desenvolvimento de acções que constem no Plano de Acção , consolidando assim o envolvimento e a participação activa das diversas entidades que trabalham na área, quer pelo reconhecimento das suas competências específicas neste domínio de intervenção, quer pelo conhecimento que detém das especificidades de cada sub-sector, nomeadamente o movimento associativo, o sector cooperativo, e a responsabilidade social das empresas.

2. Permitir a discussão de conteúdos dos recursos informativos disponibilizados pela REAPN, e funcionar como um suporte de realizações de acções de formação e informação para as ONG’s. Pretende-se assim que o GT, funcione como que o grupo de pilotagem de todas as acções a desenvolver quer no âmbito do Protocolo com o IEFP, quer no próprio Plano de Acção para o GT a elaborar.

3. Constituir uma plataforma de trabalho para a área da investigação, nomeadamente na promoção de estudos e pareceres sobre o Mercado Social de Emprego, Economia Social, e projectos ligados ao Terceiro Sector.

4. Dinamizar um conjunto de Acções orientadas para respostas a necessidades sentidas pelo conjunto das organizações presentes.

5. Trabalhar uma concepção mais teórica no sentido de melhorar a intervenção das Organizações presentes.


Entidades envolvidas:

REAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal
ANIMAR
Universidade Católica Portuguesa
INDEG/ISCTE- Escola de Gestão
NERSANT- Núcleo Empresarial de Santarém
APRSE- Associação Portuguesa Responsabilidade Social Empresas
GRACE- Grupo Reflexão Apoio Cidadania Empresarial
IEFP- Instituto do Emprego e Formação Profissional
ANDC- Associação Nacional Direito Crédito
ISSSCoop- Cooperação Ensino Superior
INCOOP- Instituto António Sérgio

Anexos