Data: 2016
A educação para a cidadania contribui seguramente para o estabelecimento de um desenvolvimento mais justo, coeso, sustentável e sustentado do mundo, na medida em que ela pressupõe cidadãos mais informados e conscientes acerca dos problemas da sociedade. A sua aprendizagem inclui ensinar normas, regras e valores da comunidade/sociedade e abordar os problemas concretos e reais, dando a conhecer à criança/ ao jovem os seus direitos e deveres e fazendo-a compreender o alcance da sua participação e do exercício da sua liberdade.
A educação para a cidadania afigura-se regular no âmbito do grupo de trabalho interconcelhio “Infância Juventude”, dinamizado pela EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga, tendo-se iniciado, em 2013, um projeto com recurso a metodologias participativas. Numa fase inicial, consistiu na formação de profissionais e na implementação e desenvolvimento da metodologia “Filosofia para crianças” nas instituições abrangidas e, posteriormente, na criação da história infantil “João (re)faz a diferença”.
Constitui objetivo do Grupo dar continuidade ao trabalho desenvolvido, com vista à aprofundar conhecimentos e valores associados à cidadania e à democracia, contribuindo, deste modo, para a promoção da participação social dos mais jovens.
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Âmbito: Educação para a Cidadania
Tema(s): Direitos Humanos
Direitos das Crianças
Direitos das Pessoas com Deficiência
(outros)
Área Geográfica: Amares, Braga, Vila Nova de Famalicão e Vizela.
Objetivos Gerais:
Ao nível das crianças:
a) Promover a participação cívica através da aquisição e do desenvolvimento de conhecimentos, valores e ações associados à cidadania e à democracia.
Ao nível das instituições:
b) Promover o trabalho em rede e o intercâmbio de conhecimentos e experiências ao nível inter-concelhio, numa perspetiva de partilha e de solidariedade institucional.
Ao nível da comunidade/ sociedade:
c) Sensibilizar e informar para as questões associadas aos direitos, à cidadania e participação.
Ações:
– Realização de sessões “Filosofia para Crianças” (continuação);
– Realização de atividades didático-pedagógicas, individuais e em grupo (brainstorming, reflexão e debate – continuação);
– Criação/ elaboração de materiais e de jogos didático-pedagógicos (com recurso às artes e às tecnologias);
– Criação de materiais publicitários (com recurso às tecnologias).
Metodologias: Ativas/ participativas.
Destinatários: Crianças (dos 9 aos 12 anos)
Diretores(as) técnicos(as) e técnicos(as) de IPSS (com respostas na área da Infância e Juventude)
Comunidade/ sociedade
Entidade promotora: EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga.
Entidades parceiras (núcleo duro):
. ACAPO – Delegação de Braga
. Associação de Fomento Amarense
. Associação Gerações
. Associação de Moradores Lameiras
. Centro Cultural e Social de Santo Adrião (Projeto T3tris, no âmbito do Programa Escolhas)
. Centro Social Paroquial de Santa Eulália – Vizela
. EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga
. Fundação Bomfim
. Outras entidades privadas e públicas, nomeadamente escolas e universidades.
Avaliação: de processo.