Categorias
Investigação e Projetos Projetos Nacionais

Projeto “Comunicação com pessoas idosas com demência”

Capa

Projetos Nacionais

Projeto “Comunicação com pessoas idosas com demência”

A demência atinge 55 milhões de pessoas no mundo (OMS, 2023) que são frequentemente privadas dos seus direitos mais elementares. Tem também um impacto negativo importante nas famílias, nos cuidadores formais e informais e na sociedade em geral.

No âmbito do grupo de trabalho interconcelhio de capacitação na área do envelhecimento, o Núcleo Distrital de Braga da EAPN Portugal desenvolveu, em parceria com a Venerável Ordem Terceira de S. Domingos e a Irmandade N. Sr.ª Consolação e Santos Passos, um projeto piloto sobre comunicação com pessoas idosas com demência.

A utilização de estratégias eficazes de comunicação na demência permite reduzir a probabilidade de comportamentos disruptivos na pessoa idosa e, consequentemente, facilitar a interação e a prestação de cuidados, reduzir a sobrecarga física e psicológica do cuidador e promover o bem-estar de ambos.

Os resultados da avaliação do projeto indicam um impacto significativo da intervenção nas competências dos atores-chave envolvidos, designadamente familiares e cuidadores formais. A descrição detalhada do projeto e dos seus resultados será apresentada num artigo científico em fase de elaboração.

OMS (2023)

Categorias
Investigação e Projetos Projetos Transnacionais

Projeto Together Building a Social Europe

Projetos Transnacionais

Projeto Together Building a Social Europe

Financiamento: EEA Grants. Bilateral and Regional Initiative on Competences/Experience/Knowledge Sharing
 
Duração: 2023 (setembro a novembro)
 
Promotor: WRZOS (The Working Community of Associations of Social Organizations) Polónia
 
Objetivo: Trocar experiências polacas e portuguesas de trabalho e envolvimento com pessoas em situação de pobreza e exclusão social. Os participantes polacos ficarão a conhecer a experiência de longa data dos colegas portugueses no trabalho com estas pessoas e na realização de atividades conjuntas com representantes de outras entidades, como a administração pública.
 
Saiba mais no documento em anexo.

Anexos

Categorias
2023 Estudos Investigação e Projetos

Questionário: Combate à Pobreza e exclusão social no contexto de múltiplas crises

Estudos

COMBATE À POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NO CONTEXTO DE MÚLTIPLAS CRISES

Questionário: Combate à Pobreza e exclusão social no contexto de múltiplas crises

Em 2020 e 2021 a EAPN Portugal aplicou, em parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, dois questionários sobre o impacto da pandemia de COVID-19 nas organizações. Este trabalho permitiu-nos perceber os efeitos da pandemia e dos vários confinamentos no funcionamento e na intervenção das organizações, em particular, e na luta contra a pobreza, em termos mais globais.  Foi ainda uma forma de perceber o impacto desta situação junto dos beneficiários. Os resultados do primeiro inquérito e do segundo inquérito apresentaram recomendações que foram enviadas para as entidades de decisão.

A EAPN Portugal, em parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai iniciar um questionário dirigido às entidades do terceiro setor com o objetivo de perceber os efeitos do pós-pandemia e da atual crise inflacionária (nas áreas da energia, imobiliário, alimentação…) nas entidades do terceiro setor, assim como na intervenção destas entidades ao nível do combate à pobreza e exclusão social.

O preenchimento do questionário pode ser feito até ao dia 30 de setembro e convidamos todas as entidades a preencherem o mesmo aqui.

  • O preenchimento demora entre 15 a 30 minutos. 
  • As respostas deverão estar baseadas na experiência territorial da instituição no âmbito das suas finalidades e atividades. 
  • Deverá ser preenchido um questionário por Entidade. 
  • Em caso de duplicação de questionários, será validado o primeiro questionário de cada entidade. 
  • Se for necessária informação adicional, por favor, contactem-nos pelo seguinte endereço de correio eletrónico: joana.carvalho@eapn.pt; elizabeth.santos@eapn.pt,  ou para os seguintes endereços telefónicos: 22 5420802/03.
 
Categorias
2023 Estudos Investigação e Projetos

Portugal em Telhados de Vidro

7.12 Portugal em Telhados de Vidro (1)

Estudos

Portugal em Telhados de Vidro

O acompanhamento da temática da habitação tem sido central no trabalho da EAPN Portugal. Em 2022, foi realizado um seminário transnacional sobre a habitação e a pobreza energética e o Observatório Nacional de Combate à Pobreza realizou um conjunto de entrevistas que deram origem a um livro infográfico que será editado este ano.

 
Deste trabalho, percebemos que existem determinados perfis que lidam com dificuldades acrescidas no acesso à habitação e as medidas que estão disponíveis nem sempre chegam a estas pessoas. Neste sentido, o Departamento de Investigação e Projetos, em parceria com o Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza vai realizar um conjunto de grupos de discussão sobre o tema da habitação.
 
Pretende-se, com esta atividade, mostrar a realidade de alguns grupos no acesso à habitação em Portugal, especialmente quando existem medidas variadas dirigidas a este setor e financiamentos específicos para o mesmo.
 
Este trabalho permitirá analisar as medidas de política em curso e recomendar medidas de melhoria tendo em conta os perfis estudados. O tema da pobreza energética, apesar de ser transversal a todos os grupos, vai dar lugar também a um relatório específico, uma vez que existem medidas específicas para o combate à pobreza energética.
 
Esta atividade permitirá também acompanhar iniciativas em curso como a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza e o Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.
 

Um dos grupos que vamos ouvir são os jovens com idade entre 18 e 30 anos e que vivenciem alguma dificuldade ao nível habitacional. Se é o caso, basta preencher o formulário e contribuir para o estudo.

Categorias
Investigação e Projetos Projetos Nacionais

Divers@s e ativ@s: Promoção da diversidade e não descriminação no âmbito profissional

diversas-e-ativas

Projetos Nacionais

Divers@s e ativ@s: Promoção da diversidade e não descriminação no âmbito profissional

Divers@s e Ativ@s: Promoção da Diversidade e Não Discriminação no Âmbito Profissional é o novo projeto da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) e surge no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s da Fundação Calouste Gulbenkian, no quadro do Active Citizens Fund, cujos principais objetivos são fortalecer a sociedade civil portuguesa e a cidadania ativa e empoderar os grupos vulneráveis.

Este projeto, iniciado em junho de 2021 e com uma duração de 24 meses, tem como entidades parceiras a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), o Clube Intercultural Europeu e o Likestillinggsenteret KUN – Centre for Equality and Diversity e visa desenvolver um conjunto de ferramentas transformadoras e instrumentos para a promoção da diversidade e tolerância e o combate à discriminação no âmbito das relações de trabalho.

No contexto laboral, as entidades empregadoras assumem um papel fundamental no que diz respeito à construção de um mundo mais igualitário, cabendo às mesmas trabalhar a sua cultura organizacional, num esforço consciente de evitar situações de preconceito, discriminação e racismo.

Neste sentido, surge como necessário implementar medidas nas empresas que apoiem a convivência e a coesão social como chave fundamental para a plena inclusão e respeito pelos direitos humanos.

 https://www.facebook.com/CartaDiversidade/photos/a.830551133752917/1958185370989482/

 https://www.linkedin.com/posts/carta-portuguesa-para-a-diversidade_cartaportuguesaparaadiversidade-appdi-diversidade-activity-6815278559750438912-yZTO

 https://www.instagram.com/p/CQqpr-JrA0G/?utm_source=ig_web_copy_link

Categorias
Investigação e Projetos Projetos Nacionais

Projeto “A 3Mãos”

projeto-a-3maos

Projetos Nacionais

Projeto “A 3Mãos”

Designação do Projeto: Projeto “A 3Mãos”

Entidade Promotora: Cáritas Diocesana de Setúbal – Centro Social S. Francisco Xavier

Entidade Parceira: EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Setúbal

Descrição:

O projeto “A 3Mãos” surge no âmbito da aprovação de uma candidatura da Cáritas Diocesana de Setúbal – Centro Social S. Francisco Xavier ao Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 (POR Lisboa 2020), na tipologia de intervenção Desenvolvimento de Novas Estratégias Locais de Intervenção Social – Projetos Inovadores e/ou Experimentais na Área Social.

Elaborado em parceria com a EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, terá a duração de 30 meses, com início a dia 01 de Junho de 2021 e pretende desenvolver as capacidades e competências de pessoas em situação de sem-abrigo, através de um acompanhamento de proximidade. Nos ateliers “Madeira com História” (restauro e carpintaria), “Hortas (con)vida”, “Costurica” (costura) e na atividade “(Re)colher” serão trabalhadas as capacidades profissionais, sociais e pessoais de cada participante, através de uma tutoria profissional ministrada por um/a especialista com experiência na área, que acompanhará os/as participantes ao longo do projeto, sempre com a presença de um/a monitor/a que dinamizará as atividades. Desta forma proporcionar-se-á conhecimento prático com vista à empregabilidade.

A atividade “(Re)colher”, desenvolvida pela EAPN, remete para o olhar para dentro para depois colher ou voltar a colher talentos e aprendizagens. Serão trabalhadas as soft skills (capacidade de comunicação, de escuta e empatia, trabalho em equipa, gestão de conflitos, entre outras) em momentos de trabalho individuais e/ou em grupo.

O mote central dos ateliers é o desperdício e sustentabilidade ambiental, sensibilizando-se também para uma cidadania ativa e maior consciência ambiental.

Duração do projeto
De 01 junho de 2021 a 31 dezembro 2023

Local de implementação: Concelho de Setúbal

Para mais informações:
projeto3maos@gmail.com

EAPN Portugal – setubal@eapn.pt

Anexos

Categorias
Investigação e Projetos Projetos Nacionais

“CLICK – ATIVAR COMPETÊNCIAS DE EMPREGABILIDADE”

0111b823d3e12a069eac420c01622d35

Projetos Nacionais

“CLICK – ATIVAR COMPETÊNCIAS DE EMPREGABILIDADE”

De que forma?
Click é um projeto de mediação entre oferta e procura de emprego, desenvolvendo-se como instrumento de complementaridade aos serviços de emprego públicos, através da dinamização de sessões que promovem o aprofundamento e desenvolvimento das soft skills de públicos desempregados vulneráveis e pela sensibilização e capacitação para a responsabilidade social de potenciais entidades empregadoras.

Este projeto não se limita a uma ligação direta entre o que o mercado de trabalho procura e o que o potencial colaborador tem para oferecer. Com ele aprofundamos e levamos mais longe esta ligação, construindo-a de forma conjunta, num processo de adaptação de ambas as partes, o qual desenvolve oportunidades concretas de “teste” com o desenvolvimento de processos de mentoria profissional e ainda a apresentação pública em formatos de speedrecruitment e pitch.

O que significa?

Foi uma “lufada de ar fresco” no meu processo de procura ativa de emprego. Aprendi a valorizar-me através do CV e carta de apresentação, bem como a preparar melhor uma entrevista. Identifiquei aspetos pessoais que influenciam a procura de emprego e aprendi a trabalhá-los a meu favor. Gostei particularmente dos temas apresentados, da forma como se trabalharam e do enfoque pessoal que o projeto deu a cada um dos participantes e ao grupo.
Participante do projeto piloto em 2014

“A participação no projeto “Click” foi das coisas boas que me aconteceram no ano de 2015 e que certamente se vai refletir nos anos vindouros. Cheguei ao projeto desmotivada, pessimista, deprimida, “sem ver a luz ao fundo do túnel”.
 No fim do projeto sinto-me bem comigo própria, feliz, com esperança no futuro. Obrigada, “Click”!!!”
Participante na edição 2015

Somos parceiros do projeto Click porque acreditamos que a empregabilidade poderá ser trabalhada a partir de um reposicionamento pessoal, apoiado e refletido, que defina talentos e potencialidades.
Parceiro empregador na edição de 2015

Mais informações aqui.

Anexos

Categorias
Investigação e Projetos Projetos Nacionais

POR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, JUSTA E SUSTENTÁVEL NA EUROPA E NO MUNDO

logo-eapn-cor

Projetos Nacionais

POR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, JUSTA E SUSTENTÁVEL NA EUROPA E NO MUNDO

Duração: 15 de Janeiro a 15 de Julho

Financiamento: Mecanismo de Subgranting no âmbito do Projeto Presidência “Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo”

Promotor: ACTUAR – Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento

Parceiros:

FIAN Portugal – Associação Portuguesa para a Promoção do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas

EAPN Portugal – Rede Europeia Anti Pobreza

Objetivos:

O projeto visa sensibilizar e consciencializar os jovens portugueses e portuguesas para a construção de sistemas alimentares sustentáveis numa abordagem de direito humano à alimentação e nutrição adequada. Por outro lado, pretende promover a sua participação ativa em processos de advocacia de política pública, promovendo a sua influência sobre os processos de policy.

 

Principais atividades:

  1. A) realizar um concurso para trabalhos jornalísticos/ artísticos, dirigidos a jovens, sobre o tema da alimentação, das ameaças e violações a este direito e possíveis alternativas para a sua implementação; o objetivo do concurso é fomentar um envolvimento prático, exploratório e de consciencialização e sensibilização dos jovens participantes no tema da alimentação, apresentando a realidade como a vêm e sentem;
  2. B) a realização de um workshop de capacitação de 8h de duração, com módulos temáticos abrangendo desde o tema da pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar, as obrigações extraterritoriais dos países, por exemplo, no âmbito dos programas de cooperação para o desenvolvimento; alimentação e saúde pública e sistemas alimentares.
  3. C) a realização de 6 sessões de debate (on-line) sendo que 3 delas coincidem com uma exposição dos trabalhos vencedores em 3 localidades (Aveiro, Porto e Setúbal) em modalidade mista (presencial e on-line);
  4. D) a elaboração de livrete do concurso para divulgação do mesmo e dos trabalhos;
  5. E) elaboração de caderno de recomendações sociais e de política com resultados das sessões de sensibilização, workshop de capacitação e concurso a apresentar presencialmente pelos parceiros e pelo/a vencedor ao representante do Conselho da União Europeia.

———–

Vídeo realizado no âmbito do projeto “Por uma alimentação saudável, justa e sustentável na Europa e no Mundo”, implementado pela ACTUAR, em parceria com a FIAN Portugal e a EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, no âmbito do Mecanismo de Subgranting do “Projeto Presidência – Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo”, financiado pela União Europeia e pela Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento. 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=krQPQD1_svw&ab_channel=ACTUARACD

 

Recomendações dos jovens e da sociedade civil

Anexos

Categorias
Investigação e Projetos Projetos Nacionais

CONSELHO LOCAL DE IMIGRANTES

Conselho Local de Imigrantes

Projetos Nacionais

CONSELHO LOCAL DE IMIGRANTES

Designação: Conselho Local de Imigrantes

Financiamento: DLBC Lisboa POR – LVT

Duração: 2020-2023

Promotor: EAPN Portugal 

Parceiros: 

Parceiros locais: Associação Renovar a Mouraria; Associação Casa do Brasil de Lisboa; GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento; Crescer – Associação de Intervenção Comunitária; CEPAC – Centro Padre Alves Correia; Lisbon Projet; NIALP – Intercultural Association Lisbon

Parceiros institucionais: ACM – Alto Comissariado para as Migrações; OIM – Organização Internacional para as Migrações; CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

Objetivo:

O Conselho Local de Imigrantes é um projeto promovido pela EAPN Portugal e co-financiado pelo POR Lisboa 2020, através do Fundo Social Europeu, com o objetivo de intervir junto da população imigrante residente no centro histórico ocidental de Lisboa, nas freguesias da Ajuda, Alcântara, Campo de Ourique, Estrela, Misericórdia, Penha da França, Santa Maria Maior e São Vicente.

Apostando nos/nas participantes como investigadores/as e peritos/as de experiência, com conhecimento particular da sua própria situação, o Conselho Local de Imigrantes pretende ser um espaço de confiança para examinar, interpretar e refletir, desenvolvendo simultaneamente novas metodologias participativas, habilidades e confiança dos membros das comunidades migrantes, que culminem na apresentação pública de recomendações e no reforço da coesão social no território da cidade de Lisboa.

Website | Facebook | Instagram | E-mail

Anexos

Recomendações de Políticas Públicas: Conselho Local de Imigrantes

Categorias
Investigação e Projetos Projetos Nacionais

Da Terra à Mesa – um sal(to) que nos tempera

Conselho Local de Imigrantes

Projetos Nacionais

Da Terra à Mesa – um sal(to) que nos tempera

Designação: Da Terra à Mesa – um sal(to) que nos tempera

Financiamento: Programa Bairros Saudáveis

Duração: 2020-2022

Promotor: EAPN Portugal 

Resumo:

O projeto operacionaliza resultados de um diagnóstico participativo sobre o habitat e a habitação em Aveiro, realizado por um grupo informal de cidad@s em 2019/20. Agora, em parceria alargada com organizações locais, propõe-se intervir sobre a insegurança alimentar em territórios onde a pandemia veio aumentar a procura de ajuda. Assume-se a alimentação como eixo intersectorial de um conjunto de ações integradas para promover a saúde individual (responder às carências alimentares com alimentos saudáveis; promover práticas salutares de alimentação e atividade física) e a saúde comunitária socioeconómica (melhorar respostas institucionais; apoiar os produtores; fomentar o trabalho em rede e participação ativa d@s cidad@s na apresentação de propostas ao poder local), bem como a saúde ambiental (criação de circuito curto agroalimentar entre consumidores coletivos institucionais e produtores locais; redução da pegada ecológica alimentar).

Objetivo geral:

Dinamizar sinergias locais para promover a saúde d@s cidad@s mais vulneráveis e a saúde da comunidade, usando as respostas de apoio alimentar e a atividade física no espaço público como instrumento para promover a literacia para a saúde e fomentar sistemas alimentares locais mais sustentáveis e justos. As doenças associadas à alimentação desadequada têm maior incidência nos grupos sociais mais carenciados e aumentam a vulnerabilidade à Covid-19. A alimentação diversa, nutritiva e saudável é um fator protetor da saúde, mas não está acessível a todos. As respostas existentes de apoio alimentar são cruciais, mas insuficientes, estão alienadas da economia local e têm grande impacto ambiental. Ligar os consumidores coletivos públicos à produção local permite apoiar os grupos mais vulneráveis, incluindo os próprios produtores, e mobilizar organizações e cidadãos para proporem um habitat mais coeso, saudável e sustentável.

 

Parcerias:

ACTUAR – Associação para a Cooperação e o DesenvolvimentoFlorinhas do VougaJunta de Freguesia de EsgueiraConselho Local Cidadãos de AveiroCâmara Municipal de AveiroBanco Alimentar Contra a Fome / AveiroUnidade de Saúde Publica Alexandrino Moreira Machado



Anexos