Eventos  •  Vila Real

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza - Comemorações no Distrito de Vial Real

Data: Out, 17 2016Local: Distrito de Vila Real
Partilhe:

Reconhecido pelas Nações Unidas como Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, no dia 17 de outubro de 1987, Joseph Wresinski convidou cem mil pessoas vindas de todos os horizontes para que se reunissem para celebrar o primeiro Dia Mundial para a Erradicação da Miséria na Praça dos Direitos Humanos e da Liberdade, no lugar onde fora assinada em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em Paris. Em 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o 17 de outubro como sendo o “Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza”. Desde então, numerosos países, autarquias e municípios, membros da sociedade civil e do setor privado têm reconhecido a importância desse Dia, a tal ponto que atualmente o 17 de outubro é considerado como um ponto de encontro essencial para um número sempre crescente de cidadãos de todas as origens e de organizações de todo o tipo que se mobilizam para a erradicação da grande pobreza.

Para a EAPN Portugal, Rede Europeia Anti – Pobreza, este dia é assinalado também pelos seus Núcleos Distritais com a mesma vontade, perseverança e capacidade de trabalho em rede que muito nos caracteriza. Consideramos que a erradicação da pobreza e exclusão social não é uma utopia. É uma realidade que está ao nosso alcance e que deve estar presente em todas as nossas intervenções enquanto organizações que trabalham pela erradicação da pobreza e sociedade civil. Procuramos assinalar este dia em rede e em parceria assumindo uma atitude corresponsável, colaborativa, lutando sempre por uma sociedade mais inclusiva.

Este ano, para além da campanha nacional promovida pela EAPN Portugal, “Pobreza Não”, vamos ter eventos na maioria dos concelhos do nosso distrito entre os dias 13 de outubro a 21 de outubro. O ponto alto destas comemorações serão no dia 17 de outubro – Dia internacional para a Erradicação da Pobreza.

Convidamos assim a espreitar o nosso programa (em anexo) e juntar-se a esta causa. São 14 atividades em que pode participar, em 8 territórios promovidas por 30 entidades. Pobreza é ficar indiferente.

Consulte ainda o programa nacional: www.eapn.pt e https://www.facebook.com/CombatePobreza

Anexos