PT

home-logo

PT


A EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, em parceria com o Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (DS – UBI) e ao abrigo de um protocolo com o IEFP, IP encontram-se a desenvolver um estudo que pretende caracterizar as organizações da economia social em Portugal, no que respeita a práticas de empregabilidade, particularmente à aplicação de políticas ativas de emprego. No seio destas, o estudo incidirá nas políticas que o próprio IEFP sinalizou como sendo aquelas às quais mais recorrem as organizações da Economia Social, sendo estas os Estágios Emprego, Estímulo 2013, CEI e CEI +. Interessam-nos também captar outras iniciativas promotoras de empregabilidade, nomeadamente organizações que actuem como entidades mediadoras integrando Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) e ainda que dinamizem práticas de empregabilidade sem ligação direta com o IEFP, como são exemplo Clubes de Emprego, Grupos de Entreajuda, Contratos Locais de Desenvolvimento Social, entre outros. Se a sua Organização conta com colaboradores ao abrigo de políticas ativas de emprego ou desenvolve práticas de empregabilidade, este é o momento de se pronunciar.

Salientamos que após um estudo realizado pela EAPN em torno do universo das ONG em Portugal em 1994 e em 2011, o presente estudo analisa este universo do ponto de vista da empregabilidade, um domínio que nestes anteriores momentos de investigação foi já destacado pelas ONG como área prioritária de intervenção. O momento atual também nos vem demonstrar a importância de todos os instrumentos que possam aumentar o conhecimento da realidade da empregabilidade no universo da Economia Social, um domínio de destaque no combate à pobreza e exclusão social, para o qual pretendemos, em parceria, pensar e agilizar soluções e respostas eficazes.

A primeira fase deste estudo passa pela aplicação de um inquérito por questionário ao maior número possível de Organizações da Economia Social. O presente contacto com a vossa organização pretende assim solicitar a vossa colaboração através do preenchimento do questionário disponível no seguinte link: http://goo.gl/DGrAQC

Em anexo encontra-se uma versão PDF do questionário para conhecimento do conjunto da informação solicitada no sentido da sua melhor compreensão e para a decisão da pessoa mais indicada no interior da Organização para responder a este.

Agradecemos desde já a disponibilidade para proceder ao preenchimento do questionário e encontramo-nos à vossa disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional, através dos seguintes contactos: e-mail: liliana.pinto@eapn.pt; julio.paiva@eapn.pt ; tel: 22 542 08 08.
O prazo para o preenchimento do questionário é de 4 de Junho a 31 de Agosto de 2014.

Muito obrigada pela colaboração!
Comprometemo-nos a devolver os resultados deste inquérito o mais breve possível.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp